Empresas prezam pela inclusão social na Copa 2014 ao alinhar dois objetivos em um só

Por Fabiana Rosa e Priscilla Millan

As marcas e logos de empresas estão agora atreladas ao evento da Copa 2014. Ao ligar a televisão todos os dias ou ao acessar a internet o que se vê são seguidas propagandas associadas à jogos, jogadores da Seleção Brasileira, histórias de famílias, do futebol, das nações envolvidas e das rivalidades entre torcidas em um tom leve e descontraído. Tais comerciais são mais divulgados nos intervalos dos jogos do Mundial. É claro que isso para nós que cá escrevemos este texto ou você em sua casa não está frente a nenhuma novidade, pois todo e qualquer evento, data ou celebração sofre efeitos da publicidade e do capital econômico.

O que de fato queremos aqui destacar são os projetos sociais de duas empresas que são patrocinadoras oficiais da Copa 2014; a cervejaria Brahma e a Coca-Cola Company, que vêm proporcionando mais do que apenas uma propaganda de seu produto aos telespectadores. Não se excluindo este pressuposto, mas, somando-se a ele, as empresas vêm promovendo inclusão social e compartilhamento de alegria e celebração dos jogos. O que se tem em vista é a importância deste evento não em um caminho apenas econômico e gestacional, mas algo muito maior, a paixão do brasileiro pelo futebol, e como este esporte une as pessoas, e aproxima quaisquer distinções de preconceito em cor, classe, nacionalidade que possam existir.

A Brahma começou a planejar este projeto três anos atrás, prevendo ações e projetos que visem união e marquem na história dos brasileiros. Ao ter como slogan da Copa 2014 “ #Aquitemfesta” e “Onde tem Brasil, tem Copa. E onde tem Copa, tem que ter festa”, a cervejaria Brahma, traz como intuito levar esta festa a todos brasileiros e proporcionar mais do que apenas uma transmissão, ela quer unir todos para celebrar a Copa. E está fazendo isso ao promover 1.500 eventos em 700 cidades que não são sede dos jogos, com transmissões ao vivo em muitas cidades  de pouca infraestrutura e com pouco poder aquisitivo. Dentre as cidades escolhidas, estão 14 bairros de Salvador e 7 eventos em Feira de Santana e Ilhéus na Bahia.

O comercial que revela este projeto foi gravado na Vila do Guiné, vilarejo de mil habitantes a 500 quilômetros de Salvador, BA. Nele, moradores se deparam com os telões e arquibancadas, uma estrutura impensável para uma população tão pequena.

A Copa do Mundo da FIFATM conta com a presença da marca Coca-Cola em Copas do Mundo da FIFATM desde 1950, com anúncios nos estádios do evento. A empresa patrocina o FIFA Trophy Tour™ desde 2006, oferecendo aos consumidores no mundo inteiro a oportunidade de ver ao vivo a taça do maior evento futebolístico do planeta.
Colorir as ruas, pintar a cara e vestir as cores do Brasil são marcas registradas do brasileiro na hora de demonstrar a paixão pela sua nação e pelo futebol. A Coca-Cola Brasil com o intuito de se aproximar mais dos torcedores, lançou a campanha “Juntos, Vamos Colorir o Brasil” e, pela primeira vez em sua história, mudou a cor de sua tradicional latinha vermelha pelas cores de um país. As novas versões da latinha da marcam ganharam as cores da bandeira brasileira, azul, verde e amarelo. 

Para colorir as ruas do Brasil, o Coletivo Coca-Cola criou um toolkit (kit) contendo itens de decoração para os brasileiros se divertirem e mergulharem no clima da copa. 
As ruas próximas à Arena Corinthians, conhecido Itaquerão (um dos estádios sedes da Copa) que estavam sem cor ou ornamento, a  empresa  Coca-Cola logo colaborou com os moradores ao entregar tintas e  enfeites, dentre outras coisas, fizeram das ruas, antes “tristes e sem vida”, ganharem um novo colorido, e ficarem mais alegres e em clima de Copa.
E para aproximar ainda mais os torcedores da marca, a empresa criou o aplicativo “Colorir Você” em que o usuário pode baixar e imprimir stencils, também kits de tintas e enfeites para pintar ruas, comunidades ou até mesmo sua própria casa.
O que se percebe com tais notícias quanto às ações destas empresas é que, estas, buscam remeter a seu público o espírito da Copa, a união de todos em prol de uma mesma celebração. Ao alinhar dois objetivos, o que fica para nós é esta comunhão que o evento tem proporcionado às pessoas, trazendo o impensável e renovando propostas e propagandas com um fim social.
 
- Via Coletivo Brazuca
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Autor: Unknown

Sempre com o word aberto, escrevendo e achando uma nova maneira de levar a imaginação das pessoas para um universo paralelo, um lugar onde todos podem ter o querem, cheio de possibilidades.
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