Bósnia e Herzegovina X Irã

As duas seleções podem dizer adeus a Copa de 2014, pois estão desclassificadas para competir nas oitavas de finais. Mas antes da despedida, há algumas curiosidades sobre os dois países que lutaram para conseguir uma vaga.

Vamos começar pela República Islâmica do Irã (nome oficial do Irã) que tem como capital Teerã e a sua língua oficial, o persa. Até 1935 foi conhecido como Pérsia. A Unesco declarou as ruínas de Persépolis como Patrimônio da Humanidade em 1979.

E você que pensa em trabalhar em uma das emissoras de rádio e televisão, fique sabendo que por lá elas são operadas pelo Estado e de acordo com os valores islâmicos. Para o controle dos provedores de internet no Irão, eles utilizam filtros que bloqueiam páginas cujo conteúdo seja pornográfico, considerado anti-islâmico ou crítico do regime.

O prato nacional iraniano é o Chelo Kabab, seus ingredientes são o arroz fino e comprido com carne magra, e a religião mais antiga do país é o zoroastrismo, criada pelo profeta persa Zaratustra.

E como muitos sabem, as mulheres iranianas são obrigadas a cobrir os cabelos, mas você sabia que comparado a outros países islâmicos, elas são as que têm maior liberdade, lá podem sair de casa sozinha, dirigir, estudar e usar maquiagem. No país, o adultério é coisa séria, se o marido encontrar a sua mulher tendo relações sexuais com outro, tem direito a matar os dois; e toda mulher comprovadamente adúltera pode ser apedrejada até a morte.

Festas e musicas ocidentais não são bem vindas. E as danceterias e bebidas alcoólicas são proibidas, as festas rolam dentro de casa, para abafar o som, as janelas ficam bem fechadas.
Ele é um leng-e kafsh kohne! Sabe o que significa? A expressão significa “sapato velho", que é usada para se referir aos “puxa sacos”.

Os iranianos gostam de ler muita poesia. O romance Veronika Decide Morrer, do brasileiro Paulo Coelho, faz um baita sucesso por lá, apesar de o escritor estar entre as muitas coisas proibidas no país.
Agora vamos falar sobre a Bósnia-Herzegóina, república federal dos Balcãs, que é resultante da dissolução da Jugoslávia, tem como capital Sarajevo e seu idioma oficial é o servo-croata. É dividida em duas regiões geográficas: Bósnia, na parte setentrional e a Herzegovina, na parte meridional.

A Bósnia e Herzegovina é uma federação composta de duas entidades politicamente autónomas: a Federação da Bósnia e Herzegovina e a República Sérvia.

É uma República presidencialista tripartida, que conta com um representante bósnio-muçulmano (bosníaco), um croata e um sérvio, cada um ocupa o cargo durante 8 meses ao longo do seu mandato de quatro anos na presidência.

O futebol está ganhando destaque na Bósnia, e a seleção está se mostrando para o mundo, o país conseguiu pela primeira vez a classificação para a Copa-2014 (pena que foi desclassificada).


O maior estádio da Bósnia é Asim Ferhatovic Hase, inaugurado em 1947. 

- Via Coletivo Brazuka
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

Sempre com o word aberto, escrevendo e achando uma nova maneira de levar a imaginação das pessoas para um universo paralelo, um lugar onde todos podem ter o querem, cheio de possibilidades.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário